sábado, 28 de dezembro de 2013

Leis para motociclistas

Bom dia! como foram de natal? espero que o bom velhinho tenha visitado todos.

Os últimos dias foi de desintoxicação total, foi tanta comida que eu acredito ter engordado uns bons quilos, e 2014 começará na academia! hehehe...

Algumas pessoas vem me perguntando sobre a ladainha de redutor de velocidade para motociclistas e o uso do colete inflável ser ou não obrigatório. Fui buscar respostas pra vocês.


As regras sobre a utilização da viseira foram alteradas pelo Conselho Nacional de Trânsito, conforme publicado no Diário Oficial da União.  Independentemente  do motivo , a viseira poderá ser levantada enquanto a moto estiver PARADA. O uso em movimento é OBRIGATÓRIO.



A obrigatoriedade do uso de colete inflável, o famoso colete air.bag, foi muito discutida no começo do mês. Inicialmente acatada pelo relator, senador Eduardo Lopes, a iniciativa acabou sendo rejeitada após aceitação do voto em separado do Antonio Carlos Rodrigues. Segundo o parlamentar, seria inviável obrigar o uso de um equipamento IMPORTADO que custa em média R$ 1,3 mil.

A alteração da concentração de álcool no sangue admitida para condutores também foi rejeitada. Os dois projetos eram de autoria do senador licenciado Marcelo Crivella, que também tramitava junto a proposta para limitar a velocidade.

Já em relação a idéia de limitar a velocidade dos motociclistas,  proposta  feita por Crivella, foi totalmente bombardeada por N motivos, e isto fez a discussão crescer cada vez mais.

De acordo com o membro do Laboratório de Transportes da UFRGS, João Fortini Albano, a intenção é boa, porém, na prática a medida pode limitar as condições operacionais dos veículos em questão.


Em casos de ultapassagem ou na subida de uma inclinação íngrime, o veículo precisa de potência para realizar bem a manobra, o que fica comprometido com a redução da aceleração.

Com mais de 13 anos de experiência no ramo, o instrutor de moto do CFC Touring, Daniel Xavier, vê pouca eficácia no projeto. 

"Uma imposição mecânica não vai trazer resultados. É, antes, uma questão de aprimorar a formação dos pilotos."

Após a discussão, em turno suplementar, caso não haja emendas ou recursos para votação em plenário,  matéria segue direto para Câmara dos Deputados.


A discussão não agradou o setor nacional de fabricação de motos. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO), firmou posição contrária a iniciativa. " Com esclarecimentos técnicos junto ao autor da lei considerando, inclusive, que limitar a velocidade de um veículo, como está sendo proposto, acarreta em um obstáculo no desenvolvimento tecnológico dos produtos." A associação afirma ainda que a "função de controle da velocidade cabe à fiscalização através das autoridades e órgãos governamentais competentes."

Outro argumento da ABRACICLO para rejeitar a proposta é que não existe obrigatoriedade de limitadores de velocidade para nenhum outro veículo no Brasil.


O custo do limitador de velocidade é em média R$150 por unidade, e a logística para instala-los em toda frota de motos do país também é questionada. De acordo com o substitutivo aprovado em primeiro turno, estariam dispensados apenas os veículos de competição esportiva, os de testes, e os pertencentes aos orgãos públicos. O Contran seria responsável por regulamentar prazos e especificações para adequação.

E a discussão continua!!!

Bom foi o que eu consegui saber sobre essa balela toda, eu acredito muito que não será aprovada esta medida, vamos aguardar novidades.

Beijokas da Maria!


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