sexta-feira, 29 de novembro de 2013

História dos Moto Clubes

Bom dia!

Hoje decidi escrever um pouco sobre a história dos moto clubes e moto grupos, como surgiram, porque surgiram?...

Tudo começou com a criação destas perolinhas de duas rodas, apaixonantes começaram a ser desenvolvidas em 1869,  por dois maluquinhos, hehehe, o norte americano Sylvester Roper e o francês Louis Perreaux.


Como o tema não é a história das motos, vamos dar um pulo nos anos...

Já com a moto totalmente desenvolvida, em 1927  é fundada a primeira associação motociclistica no Brasil, o Moto Clube do Brasil, sediada no estado do Rio de Janeiro. Passado alguns anos, em 1932 surgiu o Motoclub de Campos, provavelmente o mais antigo moto clube que se tem notícia.


Foi na década de 30 (1930) que começaram a surgir os moto clubes em outros países, com hábitos mais "selvagens" fizeram com que a imagem do motociclista fosse sendo distorcida e defasada, somando ainda a ação da  imprensa sensacionalista da época que os acusava de arruaceiros.


Com o fim da Segunda Guerra Mundial, soldados das forças armadas americana devido aos traumas das batalhas, não conseguiram se readaptar a vida em sociedade. Acostumados com a pressão e adrenalina dos combates, surgiu a necessidade de viverem "livres", de desfrutarem ao máximo a liberdade, pois, estavam eles vivos e novamente no chão do seu país. 


A solidão! talvez venha daí... o motociclista muitas vezes solitário nas estradas a pensar...
Em contra partida...


Carregam consigo o sentimento da união, amizade, companheirismo... cultivados e cativados nas situações mais tristes e difíceis...

Com o tempo estes ex combatentes, com memórias flageladas foram se reunindo e encontraram na motocicleta uma "válvula" de escape para suas dores. Leiloadas pelo exército e com os preços baixos a aquisição destas companheiras de duas rodas se tornou fácil, com isso o tempo maior com os amigos.

Lá pelas bandas da Califórnia estes veteranos de guerra formaram centenas de pequenos moto clubes, com uma "roupagem" própria, logo os logotipos e cores...  A hierarquia militar dentro de uma irmandade. Alguns clubes pré-existentes se readaptaram a nova filosofia, porém, os brasileiros continuaram como associações, ou se extinguiram.

A American Motorcycle Association muito espertinha quando percebeu que a guerra aproximou muitos americanos das motocicletas, passou a promover eventos direcionados a esse novo momento, as festas, as disputas e bebedeiras eram marca registrada. A população tolerava os excessos, devido ao "favor" que eles prestaram durante a guerra à nação americana, mesmo sendo tudo  financiado pelo governo, com as pensões.


O mito da marginalidade se concretizou em Hollister (CA). Os comerciantes  da região criaram uma série de alternativas para contornar a famosa rebeldia, fechavam seus comércios duas horas antes e não serviam mais cerveja. Logo as manchetes nos jornais... "motociclistas assumem cidades"... "revoltas"..."motociclistas destroem Hollister"... 


A Revista Life publicou a foto acima em página inteira, um motociclista com uma cerveja em cada mão numa Harley.

Em 1954 Hollywood dramatizou o episódio de Hollister no filme que estreou Marlon Brando, "The Wild One".  


O cinema impulsionou a formação de novas gangues e moto clubes. Foi na década de 50 (1950) a maior expansão dos moto clubes americanos.

Em 1960 as motocicletas voltaram a ser tema do cinema chegando ao auge com "Easy Rider".


Mas foi mesmo na década de 70 (1970) que começou a se formar o novo estilo do motociclista, cheio de vitalidade, os moto clubes por sua vez passaram a ter normas de conduta e irmandade, e os 60  anos de atraso foram diluídos.

Podemos dizer que muitas foram as mudanças nos últimos 30 anos, e que  muitas serão nos próximos. Sendo pra melhor, Maria Lambretta e o Motociclismo & Cia abraçam a causa. SEM PRECONCEITO GALERINHA! Vamos deixar o lado bom da coisa dominar! hehehe!

Tentei encurtar ao máximo pra vocês, matéria longa cansa! 

Beijokas da Mariaaaaa!

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