terça-feira, 15 de outubro de 2013

Estrada Real / Estrada da Graciosa

Bom dia! acordando cedo demais, porém, tudo lindo, o dia promete!

Como combinado ontem, as dicas de estradas maravilhosas continua, para essa terça feira, Estrada Real em Minas Gerais e logo ali no Paraná a Estrada da Graciosa.

Estrada Real

Histórica a Estrada Real é formada por caminhos abertos no século XVII, durante o ciclo da mineração, utilizada na epoca para escoar a produção de ouro e diamantes de Minas Gerais até Paraty e Rio de Janeiro.
Os mais de 1,6 mil quilômetros podem ser conhecidos de bicicleta, a pé, a cavalo, MOTO ou de carro. Uma dica bacana são os 515 quilômetros do chamado Caminho Novo. Eles são os mais novos da Estrada Real.
Do Porto da Estrela , em Magé, até Ouro Preto, ela liga Minas ao mar da capital fluminense. Túneis, chafarizes e fazendas que foram transformadas em confortáveis meios de hospedagem fazem parte deste cenário tipico dos séculos XVIII e XIX.
Fãs do ecoturismo e aventura estarão bem servidos ao fazerem o Caminho Novo da Estrada Real. Entre as atrações estão o Parque Estadual do Ibitipoca, em Lima Duarte - Minas, e o Parque Nacional da Serra dos Orgãos que ocupa parte do território de Petrópolis - RJ.





Estrada da Graciosa (PR-410)

Perfeita pra percorrer de moto, pois ônibus e caminhões são proibidos. São 33 quilômetros de estrada aos ares do século XIX, até os paralelepípedos e pedras lisas da época foram mantidos. A Estrada da Graciosa foi inalgurada em 1873, sai de Curitiba até Morretes, litoral paranaense, seguindo pela serra do Mar e atravessando o trecho mais intcto de Mata Atlantica do Brasil.
O ideal é fazer a viagem sem pressa alguma, para admirar a bela paisagem. A beleza é tanta que, no caminho o turista vai encontrar sete mirantes batizados de recantos (Vista Lacerda, Rio Cascata, Grota Funda, Bela Vista, Curva da Ferradura, Mãe Catira e São João da Graciosa), todos com vista para baia de Paranaguá. A Estrada da Graciosa limita dois importantes parques estaduais: o Parque Estadual da Graciosa e o Parque Estadual Roberto Ribas Lange.







Espero que tenham gostado dos dois destinos que escolhi para hoje. 

Vão ficando na dúvida de qual rumo tomar porque pra semana tem mais.

Beijokas!






Nenhum comentário:

Postar um comentário