domingo, 27 de outubro de 2013

Triciclo

Domingão de garoa por aqui, sem problemas, está lindo do mesmo jeitinho.

Para hoje separei um pouco de história e informações sobre os "primos" de nossas motocas, os triciclos.


O triciclo é composto por três rodas, de mecânica híbrida que varia entre o automóvel e a motocicleta. A origem da palavra vem do grego, onde tri (treia) significa três e ciclo (kyklos) significa círculo ou roda. O primeiro registro do uso da palavra é datado em 1828, quando nomearam uma carruagem de três rodas que era puxada por cavalos. Já no inglês trike, está em uso desde 1883.

O primeiro protótipo de automóveis eram na verdade triciclos a vapor. O Fardier de Cugnot e o primeiro automóvel da história criado por Benz são basicamente triciclos motorizados.


O Fardier foi desenvolvido em meados de 1771 por um engenheiro militar, Nicolas Joseph Cugnot, este tricilo a vapor chegava a 4km/h. Cugnot também é conhecido por sofrer o primeiro acidente automobilistico da história, estava ele testando sua invenção quando resolveu dar uma beijoka na parede do quartel em que trabalhava. O veículo original pode ser visto em Paris no Museé National des Techniques.
Confira neste link  Fardier de Cugnot essa geringonça em funcionamento, confesso que não gostaria que meu namorado fosse me buscar com isso kkkkk...

Após alguns anos por volta de 1803, Richard Threvithick Júnior, na Inglaterra, desenvolveu o London Steam Carriage, basicamente uma carruagem movida a vapor que alcançava os 13km/h.


Já no fim do século XIX, 1886, Karl Benz, criou o primero automóvel da história, um triciclo. Era considerado um grande projeto de engenharia e por anos uma verdadeira obra prima.





Charles Brown também criou um triciclo, o SLM alcançava 10km/h e era movido a vapor por petróleo. As siglas SLM vem do nome da companhia suíça, Schweizerische Lokomotiv und Maschinenfabrik (Locomotiva Suíça e Maquinários), fundada por ele.



Dando um salto razável na história, em 1978 surgiu aqui no Brasil o "Renha", fabricado pelo engenheiro Paulo Sérgio Renha no Rio de Janeiro. Eram equipados com motor Volkswagen 1.600 refrigerado a ar e pesava cerca de 400kg. Impressionantemente este triciclo chegava a 150km/h. Minimalista possuía apenas um marcador de combustível e o velocímetro, seu tanque suportava 24 litros.


Alguns anos depois também no Rio, surgia o "Vasco", semelhante ao Renha, porém com alguns diferenciais, freios a disco, suspensão diferenciada e uma nova distribuição do peso.
Devido a um acidente com o apresentador Wagner Montes, na época o triciclo ganhou fama de inseguro, fazendo com que os fabricantes interrompessem a sua  produção.

Anos depois da extinção do Renha, alguns fabricantes de triciclos retomaram o desenvolvimento do veículo. Com tecnologia moderna e passando por rigorosos teste de qualidade a By-Cristo, a Triway e a triciclos Riguete foram os primeiros fabricantes a vender seus triciclos com selo de aprovação do In-Metro.



A fonte de informações retirei no site oficial Trikers - Trikers , a matéria original é do Toni Caputo.

Ufaaaaa, quanta coisa não é!?

Espero que tenham gostado, sempre feito com carinho!

Beijokas!

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